domingo, 15 de abril de 2012

Falso O: Efeito Bombaim




O grupo sanguíneo de Bombaim é uma rara exceção para o grupo sanguíneo  ABO , ocorrendo  em 1 a  cada 250.000 pessoas, exceto em partes da Índia, onde a frequência observada é  elevada ( 1 em 7600). A designação rara foi identificada pela primeira vez em Mumbai, também conhecida como Bombaim - assim o nome do grupo sanguíneo.
Tipos de sanguíneos são maneiras de diferenciar o tipo de antígenos em células sanguíneas de uma pessoa. Ser capaz de combinar estes durante doação e transfusões é importante devido ao potencial de rejeição pelo sistema imunológico. O grupo sanguíneo Bombaim não possui  um antígeno presente nas células do grupo ABO, o antígeno H. O antígeno H é um hidrato de carbono conhecido como fucose.
Os tipos de sanguíneos ABO(também chamado de AB zero (AB0)), descobertos por volta de 1900, consistem de antígeno A e B que são derivados a partir do  antígeno H, também conhecida como a substância H. Tipo A(genótipos IAIA  ou IAi) tem os antígenos A e anticorpos anti-B,  tipo B(IBIBou  IBi) tem antígeno B e anticorpo A, o  tipo O (ii) não tem os atigenos A eB (possuindo os dois anticorpos) o grupo AB(IAIB)possuem ambos os antígenos, e nenhum anticorpo. A diferença é que embora no tipo O, o antígeno H é presente, mas não é alterado por enzimas  usadas em reconhecimento de células sanguíneas. Em Bombaim o tipo de sangue (fenótipo hh ou Oh) não há antígeno H e aqueles indivíduos que têm anticorpos contra a substância H. são diagnosticados como tipo  O, quando testado para antígenos. A tipagem sanguínea não vai identificar o grupo sanguíneo de Bombaim. Especialistas apontam que a prova reversa,  são comparações cruzadas com tipo O, ou agrupamento de soro teria que ser feito para determinar se uma pessoa tinha o tipo de sangue raro. Aqueles com o potencial podem ser testados e, em seguida, armazenar o seu próprio sangue em bancos de sangue para uso futuro em cirurgia ou transfusões. Houve também especulação em 2004 sobre o desenvolvimento de instalações de criopreservação para tipos raros de sangue para proteger aqueles que os têm, especialmente na Índia, onde é mais provável que seja um problema.
Grupos sanguíneos de Bombaim (tambem conhecidos como falso O, pois apresentam o fenótipo O, porém possuem alelos IA ,IB ou  IAIB, podem doar para qualquer outro grupo sanguíneo (com compatibilidade Rhesus positivo ou negativo), pois não há temor de uma reação imune contra antígenos, mas eles devem receber só sangue hh, caso contrario enfrentariam  uma reação transfusional hemolítica que é muitas vezes fatal. O fenótipo hh é a herança de dois alelos recessivos (h) do gene H e é atribuída a uma deficiência da enzima conhecida como transferase fucosil. A mutação foi descoberta há apenas algumas décadas atrás e alegam  ser o resultado de endogamia nobre envolvendo castas da Índia antiga.

Subgrupos no sistema ABO

Von Dungern e Hirszfeld (1911) descobriram que os grupos sanguíneos A e AB podiam ser classificados em A1, A2, A1B, e A2B. Os anticorpos correspondentes não são produzidos por todos os indivíduos, tendo sido constatado que em sua maioria são anticorpos frios que não causam problemas transfusionais. Posteriormente foram descritas outras variantes genéticas do antígeno A, de importância em casos específicos em hemoterapia e medicina legal. Dentre eles estão: Aint, A3, A4, A5, Ax, Az, Am, Ao.
Dentre as variantes do antígeno B que são muito raras, as mais importantes são as variantes: B3, Bx, Bw e Bv.

Fontes:
 www.helium.com
www.en.bombayblood.org



Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :

Postar um comentário